sábado, 2 de junho de 2012

Vacinação contra raiva em animais domésticos continua até o dia 15 de junho

 
A vacinação contra a raiva é indicada para todos os animais acima de três meses de idade
A vacinação contra a raiva é indicada para todos os animais acima de três meses de idade
“Está na hora de retribuir toda a alegria que seu amigo traz para sua vida”, com esse slogan a prefeitura de Boa Esperança, através da secretaria de Saúde iniciou no dia 19, a Campanha de Vacinação contra raiva em animais domésticos como cães e gatos. Mais de 1000 animais já foram vacinados e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 100% da população canina e felina, estimada em 2000 animais. A campanha segue com equipes volantes também no interior até o dia 15 de junho, mas os donos de cães ou gatos devem levar seu animal para vacinar numa unidade de saúde mais próximo da suas casas. Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas maiores de idade e com força suficiente para contê-los. Além disso, a orientação é levá-los com guias e coleiras.
A vacinação contra a raiva é indicada para todos os animais acima de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose.


A RAIVA

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo. O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Porém, vários outros mamíferos podem transmitir a doença, entre eles morcegos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário